Header Ads

test

A mentira do Nome Jeová


Por volta de 200 AC, após o tempo do Exílio, e devido à superstição,os juD'us já não pronunciavam o nome de D'us para não usá-lo em vão por não dizê-lo corretamente. 
E por isso em vez de pronunciar o tetragrama, eles diziam Adonai,que é a palavra hebraica que significa Senhor. 




Devido a esta superstição, ninguém sabe hoje exatamente como YHWH ele foi um dia pronunciado.
Isso era também verdade para os escribas massoréticos que copiavam as Escrituras Hebraicas.

Quando os massoretas do 9º e 10º século inventaram um sistema de vogais para preservar a pronúncia do hebraico bíblico,inseriram algumas vogais para o tetragrama.



Baal e Jeová o mesmo deus

A imagem da esquerda é como as testemunhas de Jeová pintam seu deus Jeová e o ídolo da direita é uma imagem esculpida de Baal preservada pela arqueologia, ele é o deus da fertilidade e associado a orgias sexuais, a semelhança é inconfundível.


Porque eles também não sabiam exatamente como pronunciar o nome de D'us,e não acredito que alguém deva tentar, obviamente eles não tentaram também inserir as vogais corretas para o tetragrama.
Em vez disso eles inseriram as vogais da palavra hebraica Adonai,As inserções destas vogais não foram com a finalidade de pronúncia, mas para lembrar o leitor a dizer Adonai quando se deparassem com o tetragrama nas escrituras.

Mais tarde, nos dias da Renascença, as pessoas foram descobrindo as línguas antigas mais uma vez.
As Escrituras Hebraicas também estavam sendo aprendida.
E nisto quando as pessoas liam o tetragrama, eles simplesmente pronunciavam com as tais vogais que já tinham sido inseridas, não percebendo que as vogais não pertenciam a YHWH,
mas foram concebidas como indicadores para dizer Adonai.

Como resultado, eles pronunciavam o nome de D'us como YeHoWaH sem saber porquê.
Agora entendem porque judeus não pronunciam Jeovah?




Autor: desconhecido

Nenhum comentário